top of page
titulo.png
subtitulo.png

Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ

                    O Simpósio Interno de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ teve sua primeira edição em abril de 2007 quando a Faculdade de Farmácia comemorou seus 60 anos de autonomia administrativa. O evento teve como tema central “A PROFISSÃO FARMACÊUTICA NO NOVO MILÊNIO”, que foi abordado na conferência de abertura. Desde então, o Símpósio Interno da FF vem sendo realizado bisanualmente, encontrando-se hoje na sua sétima edição.

                    Esse Simpósio tem como objetivo integrar as diferentes áreas de conhecimento das Ciências Farmacêuticas, abrangendo o ensino de pós-graduação e graduação, pesquisa e atividades de extensão, através da participação dos alunos e docentes e dos Programas de Pós-Graduação da UFRJ na área da Farmácia.

                  A apresentação de trabalhos técnico-científicos na forma de painel possibilitou a divulgação das atividades realizadas na Faculdade de Farmácia na tríade Ensino-Pesquisa-Extensão, aumentando sua visibilidade. A expressiva participação de docentes, discentes e técnico-administrativos nas diferentes atividades realizadas promoveu a integração entre estes segmentos, propiciando o estabelecimento de novas atividades em colaboração.

          O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, nível 5 da CAPES,  tem por finalidade básica a formação de recursos humanos para atuação nas áreas acadêmica e de pesquisa e, também, para o setor empresarial farmacêutico, carente em profissionais qualificados, particularmente em áreas de pesquisa e desenvolvimento na área de Fármacos e Medicamentos. O PPGCF apresenta importância estratégica para a área de saúde e para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional, sendo o único Programa de PG com curso de Doutorado além do Mestrado, da área da Farmácia no Município do Rio de Janeiro. O público alvo do programa está representado por graduados da Faculdade de Farmácia e de áreas afins da UFRJ, graduados provenientes de outras instituições de ensino superior e pesquisa, além de profissionais do segmento empresarial, que buscam maior qualificação na área das Ciências Farmacêuticas. É igualmente importante destacar o elevado número de cursos de graduação em Farmácia (20) que foram criados no Estado do Rio de Janeiro nos últimos anos, principalmente em instituições privadas. Este fato gera uma demanda ainda maior de ingressos no sistema de Pós-Graduação. Inúmeros egressos do Doutorado e Mestrado em Ciências Farmacêuticas da UFRJ já atuam como docentes em muitas destas instituições e IES, evidenciando o relevante papel do PPGCF na qualificação docente.

 

bottom of page